(11)4653-8100

(11)97340-1349

Menu

Filtragem em casa

Para a filtragem doméstica utilizam-se materiais porosos na fabricação de velas modernas: argilas, pedras, rochas de origem fóssil, tipos especiais de celulose, cristais de quartzo, todos microporosos. Tais velas retiram a turbidez da água, mas não eliminam completamente os germes. E por isso que é necessária a adição de cloro nas estações de tratamento.

Usada de acordo com os níveis técnicos especificados pelos órgãos governamentais, essa substância mata os microrganismos sem prejudicar a saúde do consumidor. Aplicado em excesso, torna-se prejudicial para nosso organismo, podendo causar problemas intestinais, azia, má digestão, gastrite, irritações na pele e fermentação intestinal.

Existe também um sistema de filtragem doméstico que auxilia na eliminação dos germes: a denominada adsorção, que significa fixação de moléculas de uma substância na superfície de outra substância. Nos filtros emprega-se o carvão ativado, cujo principal objetivo consiste em remover o cloro que a água recebeu no processo de tratamento.

Mas a adsorção dos microrganismos não é completa. Outro elemento importante e específico contra germes é a prata coloidal, um tipo de "tinta" usada como revestimento interno de filtros de barro, velas e que também pode ser usada com o carvão ativado. A vela ou cartucho que associar material poroso, carvão ativado e sais de prata (ou ao menos dois deles) serão melhor do que um filtro simples.
(Fonte: Revista Saúde, Editora Azul, ano 6, n. 1, 1989.)

Leia também:

Sobre Ozonização

Atualmente, o processo mais eficiente para tratamento domiciliar da água é a ozonização. Para isso utiliza-se o...
leia mais

Sobre Clororação

Em 1908, a cidade de Jersey City, nos Estados Unidos, começou a usar o cloro em larga escala para tratar a água com excelentes...
leia mais

Sem água não há vida!

O uso da água pelo homem ao longo da história O primeiro sistema de...
leia mais