(11)4653-8100

(11)97340-1349

Menu

Sobre Clororação

Em 1908, a cidade de Jersey City, nos Estados Unidos, começou a usar o cloro em larga escala para tratar a água com excelentes resultados. Em seguida, outros países começaram a usar o cloro na purificação da água. Para ter uma idéia do benefício que o cloro trouxe à população norte-americana, o número de casos de febre tifóide, doença contraída pelo consumo de água contaminada, era de 25 mil, em 1900, caindo para 20 casos em 1960.
 
A década de 1920 foi marcada por um grande feito na saúde pública brasileira. Em 1925, o professor Geraldo de Paula Souza - um expoente do saneamento básico e saúde pública, responsável anos depois pela proposta de criação da Organização Mundial de Saúde (OMS), órgão da Organização das Nações Unidas - fez aprovar em São Paulo a obrigatoriedade do uso do cloro nas águas de abastecimento desse Estado.
 
Iniciada em 1926, em São Paulo, a cloração da água trouxe benefícios extraordinários para a população, como, por exemplo, a redução da incidência de febre tifóide e de outras doenças intestinais infecciosas. Se não houvesse a cloração das águas, essas doençaas estariam contaminando centenas de milhares ou até milhões de brasileiros.
 
Hoje, a maior parte das cidades do Brasil e do mundo clora as águas de seus sistemas de distribuição de água.
 
A cloração é usada como agente de preservação do tratamento nas tubulações e armazenamento da água e não como tratamento básico, como é comum. Foi provado que o cloro como tratamento primário reage com as matérias orgânicas em suspensão na água formando produtos que a EPA (Environmental Protection Agency - Agência Norte Americana de Proteção ao Meio Ambiente) provou serem mutagênicos, provocando diversos tipos de câncer e por levar mais de 30 anos para serem degradados no meio ambiente. O cloro como agente primário, desde 1995, está sendo banido dos Estados Unidos nas Estações Municipais de Tratamento de água potável.

Leia também:

Sobre Ozonização

Atualmente, o processo mais eficiente para tratamento domiciliar da água é a ozonização. Para isso utiliza-se o...
leia mais

Sem água não há vida!

O uso da água pelo homem ao longo da história O primeiro sistema de...
leia mais

Filtragem em casa

Para a filtragem doméstica utilizam-se materiais porosos na fabricação de velas modernas: argilas, pedras, rochas de origem...
leia mais